Como escolher o revestimento de parede ideal

29 novembro 2017 / By admin

As paredes não ouvem, mas falam e expressam sua identidade. Cada vez mais surgem opções de revestimentos que se adequam a diferentes cômodos, estilos e necessidades. Fugir da pintura básica e investir em materiais diferenciados é perfeito para imprimir personalidade de uma maneira, relativamente, simples e fácil.

Para começar a escolher um material para a parede, no entanto, é importante sempre avaliar qual a utilidade e funções a serem realizadas no espaço. Por isso, listamos abaixo as principais opções disponíveis no mercado. Dá uma olhada!

 

Azulejos e porcelanatos

São mais utilizados em cozinhas e banheiros, pois são ideais para ambientes mais úmidos. Mas esses também podem ser usados na decoração de outros cômodos e áreas externas, por ser um material resistente e possuir formatos e relevos que enriquecem o projeto.

 

Papéis de parede ou adesivos

O papel de parede é um dos revestimentos mais simples e fáceis de instalar. A variedade dele no mercado é infinita. Eles se diferenciam em texturas, cores, estampas e muitos não deixam nada a desejar no quesito resistência. Por conta disso, os papéis de parede podem decorar qualquer tipo de ambiente, desde que o material seja adequado. Outra vantagem é que alguns tipos imitam materiais como pedras, madeiras e metais.

 

Pastilhas

As pastilhas são peças bem pequenas que podem ser feitas de vidro, cerâmica ou resina em diversas cores. Elas são aplicadas à parede como azulejos e, geralmente, formam desenhos ou padrões geométricos que podem imprimir diferentes estilos. O melhor é que ficam lindas em qualquer cômodo: cozinha, banheiro, sala, quarto etc.

 

Mosaicos

Se a sua praia é uma decoração minimalista, uma boa alternativa é o mosaico. Ele pode ser feito de cimento e concreto ou de porcelanato, entre outros tipos de cerâmicas. O mosaico se diferencia das pastilhas por ter a possibilidade de utilizar peças um pouco maiores e em diferentes formatos. Tudo vai depender do visual que você pensou para o ambiente. Só tenha um pouco de cuidado para não abusar das cores. O ideal é que o mosaico seja monocromático, do mesmo tom ou alinhado com o resto da decoração.

 

Pedras e tijolos

Existe uma grande variedade grande de pedras e tijolos a disposição. São materiais com ótima resistência e dão um aspecto mais arejado ao ambiente. Esses revestimentos ficam incríveis em ambientes externos como fachada, varanda e até na churrasqueira. Mas colocá-los na sala, por exemplo, também é uma boa opção.