Porque vale a pena investir em painéis solares

28 setembro 2018 / By admin

Atualmente, 90% da energia produzida no Brasil é proveniente de usinas hidrelétricas. Apesar dessas usinas utilizarem um recurso natural renovável e de baixo custo, a construção delas costuma causar prejuízos à fauna e à flora com a inundação de florestas, além do processo traumático para moradores locais que precisam ser deslocados de suas residências.

Por isso, crescem a cada dia os investimentos em energias alternativas, especialmente a fotovoltaica, produzida pela luz solar. O Brasil já desponta entre os 30 maiores geradores deste tipo de energia no mundo. Com o avanço da tecnologia e da legislação sobre o tema, atualmente é possível produzir toda a energia consumida por uma residência ou empresa, emprestar o excedente produzido para a concessionária de energia e receber créditos para utilizar em dias chuvosos ou nublados.

As placas fotovoltaicas têm vida útil estimada entre 25 e 30 anos para uma geração aceitável de energia. A maioria dos produtos têm garantia de fábrica de 25 anos para geração de pelo menos 80% de seu potencial. A grande vantagem mora no fato de que o investimento realizado na compra e instalação do sistema pode ser recuperado entre 4 e 6 anos. Ou seja, é possível obter entre 24 e 26 anos de energia gratuita.

Mas, para que essa economia seja obtida em sua plenitude é necessário tomar alguns cuidados durante a instalação do sistema. O mais importante é a posição dos painéis, que devem ser instalados em uma região com boa exposição solar, preferencialmente virados para a direção norte, onde a incidência de raios é mais alta. Outra dica é instalar os painéis com uma inclinação entre 15° e 20º.