Como identificar problemas em calhas e rufos

16 fevereiro 2018 / By admin

As calhas e rufos são materiais indispensáveis para que sua casa não enfrente problemas com umidade, infiltrações e até mesmo rachaduras. Isso acontece porque as calhas captam e fazem o escoamento da água da chuva que cai no telhado, enquanto que os rufos evitam que a água infiltre na alvenaria. Por isso, estes materiais também precisam de manutenção e limpeza constantes.

As calhas normalmente apresentam problemas depois de períodos longos sem chuvas, quando é acumulada sujeira, que acaba entupindo os tubos de queda. Tudo que impede o escoamento da água nas calhas pode gerar acúmulo excessivo em locais não projetados para isso. As falhas de projeto, execução e impermeabilização também são bastante comuns.

Já os problemas de rufos são facilmente identificados quando há infiltração e não se encontra telhas quebradas ou rachadas. É possível que a água infiltre lateralmente, pelos rufos defeituosos.

Tão logo os problemas sejam identificados eles devem ser corrigidos. A limpeza e falhas pontuais de calhas e rufos são facilmente resolvidas e com custo baixo. Já quando o problema de escoamento é devido a falha de dimensionamento, é preciso refazer todas as calhas para garantir a drenagem correta da água pluvial.