Porque o acompanhamento profissional na obra é importante

02 março 2018 / By admin

Seja para construir ou reformar, a presença de um profissional qualificado para acompanhar e fiscalizar o andamento da obra é fundamental. Além de resolver problemas, eles são capacitados para prevenir muitos outros. Listamos alguns motivos para contratar um engenheiro para sua obra e não se arriscar:

– Projetos desenvolvidos por engenheiros evitam problemas futuros. Esses profissionais fazem todo acompanhamento da obra, garantindo que tudo ocorra com segurança e economia de tempo e dinheiro.

– É importante não confundir o trabalho do pedreiro com engenheiro. Cada um tem a sua função. Pedreiros são indispensáveis e podem ser muito competentes, mas não têm a formação necessária para realizar o trabalho de um engenheiro, que além do projeto também tem conhecimento técnico da obra.

– Contratar um engenheiro não pode ser considerado gasto, mas sim um investimento na obra. É um valor que será traduzido em soluções que evitarão o desperdício de muitos materiais. A economia não aparece apenas durante a obra, mas após ela pronta também, pois o trabalho do engenheiro é evitar a necessidade de reparos futuros.

– Esses profissionais pensam na obra como um todo, além da iluminação natural, a acústica dos ambientes, ventilação, melhor distribuição dos espaços internos e externos, fachada e detalhes que trazem maior conforto.

– Na obra é necessário dimensionar corretamente vigas e colunas, calcular de forma exata a disposição das cargas e projetar as instalações hidráulicas, por exemplo. Trabalhos bem específicos que só um engenheiro é capaz de realizar com exatidão e segurança.

– Engenheiros são capacitados também para projetar a programação de toda a instalação elétrica, hidráulica, de esgoto, do gás, da estrutura e do paisagismo. Isso significa menos dor de cabeça ao lidar com todas essas questões.

– Estes profissionais ficam como responsáveis pelo cumprimento de todas as exigências legais. Estas exigências são relativas ao funcionamento das instalações e pela solidez da construção.