Porque usar manta términa no telhado

27 fevereiro 2019 / By admin

O clima subtropical em que nos encontramos aqui na região sul do país é marcado pelas estações bem características: o rigoroso frio do inverno e o escaldante calor no verão podem maltratar e exigir mais de ar-condicionados e aquecedores elétricos.

Para garantir conforto térmico aos ambientes, uma boa opção é a instalação de uma manta térmica para telhado, um material que, quando aplicado à cobertura de uma edificação, evita que o calor solar absorvido ao longo do dia seja transmitido para o interior da construção.

A manta nada mais é do que uma barreira formada por uma folha de papel kraft revestida com uma ou duas folhas de alumínio de alta refletividade e baixa emissividade de radiação térmica e por uma malha de reforço mecânico de alta segurança e resistência. Em outras palavras, ela bloqueia parte do calor refletido sobre o telhado, evitando que os ambientes se aqueçam demais e contribuindo para o controle da temperatura interna.

A manta térmica garante a redução do calor nos ambientes internos em até 5º C, o que possibilita um espaço fresco e agradável. Mas nos dias frios de inverno também é útil, pois o material impede que o calor gerado nos cômodos do imóvel se perca com facilidade, tornando os locais mais quentes.

Sendo assim, a utilização do material – que pode ser aplicado em diversos tipos de telhado, seja telha de fibrocimento, cerâmica e até mesmo telha metálica – ainda é ecologicamente sustentável, pois substitui o uso do ar-condicionado e outros equipamentos, reduzindo o gasto de energia elétrica.