Confira dicas para montar um espaço gourmet

11 abril 2019 / By admin

Para quem adora cozinhar e recepcionar, mas conta com pouca área interna, uma boa opção é investir em um espaço gourmet.  Seja terraço, laje ou varanda, este ambiente é ideal para cozinhar, comer e reunir amigos e família. A ideia vem atraindo cada vez mais adeptos já que, sem dúvida, propicia algo bem mais íntimo do que o salão de festas do condomínio, por exemplo. Mas antes de começar a obra, é importante tomar alguns cuidados.

Para elaborar o projeto do seu espaço gourmet, antes de tudo é necessária a avaliação de estrutura. Para isso, é indispensável contratar um profissional da área. Isso é importante porque podem existir lajes que foram construídas apenas com a finalidade de cobertura e que não suportam peso extra, sob o risco de desabamento.

Após aprovação da estrutura, é realizado o projeto para definir como aproveitar melhor o espaço, nível de insolação, vento, vista, entre outras coisas. As opções de uso vão desde colocação de mesa, cadeiras, pia, churrasqueira ou forno à lenha, até um jardim ou horta. Podem ainda se tornar ambientes mais sofisticados com um spa, academia, sauna e até piscina, desde que com uma base elevada e um deck de madeira.

Se a finalidade for cultivar um jardim ou piscina, os cuidados aumentam. Será necessário um estudo ainda mais aprofundado da estrutura e, dependendo do caso, um reforço maior para suportar o excesso de carga. Também é preciso fazer uma boa impermeabilização contra infiltrações e resistente à ação de raízes mais fortes das plantas ornamentais.

Já quando se trabalha com orçamentos menores, uma dica importantíssima é optar por materiais e equipamentos bem funcionais. É possível escolher revestimentos mais em conta sem comprometer a estética do projeto e reutilizar móveis antigos. Por exemplo, você pode reformar a mesa de sua cozinha e pintar as cadeiras que você já possui.

Planejar um espaço gourmet requer um pouco de dedicação, mas com cuidado e atenção é possível montar um ambiente agradável e prático para recepcionar seus amigos e familiares, tenha você bastante espaço para a construção da área ou não.